sexta-feira, 2 de março de 2012

Círio de Nazaré é destaque em Portugal

Na última segunda-feira, 27, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré seguirá, pela primeira vez, para Portugal, país onde teve início a devoção à Virgem. Até o dia 5 de março, uma comitiva acompanhará a Imagem em uma ampla programação, que inclui a visita ao Santuário de Nazaré e ao Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa.

O Círio de Nazaré será destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), evento de turismo que, este ano, homenageará o Brasil. A ação é resultado de uma parceria entre a Diretoria da Festa e o Governo do Estado, através da Companhia Paraense de Turismo (Paratur). 

Kleber Vieira, diretor coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré, explica que a visita ao território português faz parte da estratégia de ampliar a evangelização e a divulgação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, considerado a maior procissão religiosa do mundo. “Ficamos muito felizes em levar a nossa fé e devoção para outros países e,  principalmente, por se tratar de Portugal, que tem uma ligação histórica com o nosso Círio”. 

A Imagem Peregrina, que segue em todas as procissões durante a festividade do Círio, já passou por Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia, mas é a primeira vez que viaja para outro país. 

A cantora Fafá de Belém, que em 2011 trouxe diversos artistas para conhecer o Círio de Nazaré, acompanhará a comitiva. Além dela, integrarão o grupo o presidente da Diretoria da Festa de Nazaré, Padre José Ramos; o pároco da Basílica Santuário, padre Sílvio Jaques; o diretor coordenador do Círio, Kleber Vieira; e, os diretores César Neves, Roberto Souza e Emílio Vallinoto, com suas esposas. 

Programação:

A comitiva paraense sai de Belém na segunda-feira (27), às 15 horas, com Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. 

A abertura da Bolsa de Turismo de Lisboa será na quarta-feira, 29. Na ocasião, a Imagem de Nossa Senhora será colocada em posição de honra dentro da feira, para que possa ser apreciada por todo o público participante. 

Além de Lisboa, a Imagem Peregrina visitará a cidade de Nazaré, na quinta-feira (01). Ao som de canções como “Ave Maria”, “Vós Sois o Lírio Mimoso” e “Senhora da Berlinda”, interpretadas por Fafá de Belém, a Imagem será posta sobre um andor decorado com rosas naturais e conduzida por 200 metros, até o Santuário de Nazaré. As músicas cantadas por Fafá serão acompanhadas pelo pianista Paulo José Campos de Melo, superintendente da Fundação Carlos Gomes. 

A Imagem permanecerá no Santuário de Nazaré até domingo (04), quando será conduzida para o Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa. O retorno para Belém está marcado para segunda-feira (05). 

Milagre

O primeiro milagre atribuído a Nossa Senhora de Nazaré data de 14 de setembro de 1182. Contam que, nesse dia, o fidalgo português Dom Fuas Roupinho caçava em mata envolvida por forte nevoeiro. Ao avistar um veado, passou a persegui-lo. Quando estava prestes a apanhá-lo, viu-se perante um precipício, sobranceiro ao mar. Aflito, Dom Fuas Roupinho clama por Nossa Senhora da Nazaré para sua salvação. O cavalo para de repente, empina-se no limite do precipício e ambos se salvam.

No local, conservam-se, até hoje, as marcas que as patas produziram sobre o solo no momento em que o cavalo estancou, empinou e rodou sobre os cascos traseiros. Impressionado com o milagre, Dom Fuas mandou erguer no local uma capela para a Virgem de Nazaré, a Capela da Memória, onde hoje se tem o Santuário de Nazaré. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa Senhora das Vitórias te cubra de Bênçãos