Obra de Maria


Quem Somos

casa1Em 1985 Gilberto Gomes Barbosa, nosso fundador, conheçeu a Renovação Carismática Católica e teve uma experiência com a “Efusão do Espírito Santo”. Essa experiência aconteceu na Igreja de São Vicente de Paulo, no bairro de Caxangá/Recife – PE.
A partir daí iniciou-se um novo processo na vidade dele. Depois de participar 5 anos ativamente de Grupos de Oração da Renovação Carismática, surgiu o desejo de entregar mais ao Senhor.
Conhecendo a Comunidade Canção Nova e Shalom, vendo seus modelos de vida, despertou o desejo de iniciar a Comunidade Obra de Maria, isto em 1990.
consagracao1Teve início com 7 jovens “dando os primeiros passos”. Crescendo com muitas dificuldades, mas aos poucos o Senhor foi confirmando a vocação de cada um através da Igreja e daqueles que iam unindo-se a nós.
Ainda no início, quando era um pequeno grupo, houve uma profecia de Frei Fulgêncio, Frade Capuchinho, de Maceió – AL que disse: “A Comunidade Obra de Maria crescerá no Brasil e no mundo”. E o próprio bom Deus foi mostrando todas as coisas.
peregrinacao1Vieram os primeiros grupos de peregrinações e a partir daí o Senhor definiu a nossa principal missão que é a peregrinação aos lugares santos, dentro de nosso carisma que é “Evangelizar de Todas as Formas com Alegria”, vivendo o “Servir ao Senhor com Alegria”, lema estampado em nossas camisas.
Vivemos a espiritualidade da Renovação Carismática Católica, temos Maria como modelo de fidelidade e como Santos Protetores: São José, São João Evangelista, São Padre Pio e Santa Teresinha.
Usamos uma medalha no peito onde temos o Cristo Crucificado no calvário, ainda vivo, Maria e o discípulo João aos pés da cruz, onde Jesus pede a ele para levar a sua mãe para casa. Somos esses filhos que levam a mãe para nossa vida e aqueles que o Senhor confiou a ela. Por este motivo escolhemos o nome “Comunidade Obra de Maria”.
Ela sempre esteve presente na Comunidade que Jesus fundou com os 12 Apóstolos, como nos mostra o livro dos Atos dos Apóstolos, no Capítulo 2, Maria perseverava na Oração junto com eles no Cenáculo.
Através do nome “Obra de Maria” entendemos que em nossa Comunidade não definimos uma única forma de evangelizar, pois na nossa vocação temos o desejo de evangelizar de todas as formas, para que Jesus seja conhecido e amado.

Fundador

gilberto1Gilberto Gomes Barbosa (Fundador)
Pernambucano, nascido a 12 de abril de 1968, no município de Surubim, num lugarejo chamado Boca de Dois Rios.
Em 1983, morou com um parente em Recife, e em 1985 teve o primeiro contato com a Renovação Carismática Católica.
Conheceu sua esposa, Alzira Maria (Zizi), através de uma amiga que trabalhava num colégio de religiosas, onde ela residia e trabalhava com crianças.
Nesse mesmo colégio, havia um Grupo de Oração coordenado por Agostinho Soares, do qual algumas vezes Gilberto participava. Zizi era quem acolhia as pessoas no portão.
Mesmo sendo da mesma cidade, nunca tinham se encontrado. Começoua a namorar, pois ela não queria ser religiosa, apesar das irmãs acharem que sim.
Casou em 10/02/1990 e hoje tem três filhas: Débora, Daniele e Maria Raquel. Juntos formam mais uma família da Comunidade de Vida.
É formado em Filosofia e Teologia pela Escola Teológica do Mosteiro de São Bento em Olinda-PE, Psicanalista Clínico e Pós-graduado em Psicanálise.
É membro ativo da Renovação Carismática Católica, tendo participado de vários encontros no país e no exterior.
Participa da organização das delegações brasileiras para diversos encontros internacionais da Renovação Carismática Católica.
É membro da AILA (Academia Internacional de Literatura e Arte).
É membro da FRATER (Fraternidade Internacional das Novas Comunidades).
maria_salome1Maria Salomé Ventura (co-Fundadora)
Paraibana, nascida na cidade de Monteiro, tem uma filha Rebeca e mora junto com sua mãe, Maria Rosa e sua irmã Conceição, juntas formam mais uma família da Comunidade Obra de Maria.
É formada em Turismo pela Universidade Católica de Brasília, Psicanalista Clínica e Pós-graduada em Psicanálise.
É escritora e Pregadora de Retiros e Congressos. Participa da Renovação Carismática Católica desde 1987.
É membro da AILA (Academia Internacional de Literatura e Arte).



Casas de Missão





No Brasil, nos fazemos presentes em 17 Estados, mais o Distrito Federal: Goiás, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, São Paulo, Tocantins, Ceará, Pará, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Bahia, Santa Catarina, Piauí, Minas Gerais e Rio de Janeiro. 
 
Estamos presentes em 16 países: Brasil, Israel, Palestina, Portugal, Angola, Moçambique, Costa do Marfim, Beni, Paraguai, Argentina, Bolivia, Perú, Colômbia, Venesuela, Suriname, Guiana Francesa e Itália.
Somos um total de mais de 1.622 membros a serviço da evangelização dos mais pobres.



Alguns dos Projetos Sociais

Casa Sagrada Família-Recuperação para dependentes químicos através do trabalho, oração, lazer e atendimento psicológico e social a famílias carentes.
Creche Mãezinha do Céu- Assistência dada a crianças, nas áreas de saúde, educação, alimentação e lazer.
Projeto Cultural e Esportivo- Oficinas de dança, teatro e atividades esportivas para crianças e  adolescentes em situação de risco.
Assistência Familiar- Cursos para as mães das crianças da nossa creche e  distribuição diária, gratuita, de sopa e pão a diversas famílias carentes.
Posto Assistencial Pe. Pio- Atendimento psicológico dado aos jovens assistidos em nossos projetos e à comunidade carente local, entre outros necessitados que nos procuram.
Centros de Evangelização- Realização de encontros, retiros, congressos espirituais e grupos de oração.
Projeto dos Cenáculos – Evangelização porta à porta,  que atualmente atinge cerca de 100.000 mil pessoas,  levando as famílias a terem uma experiência de fé, com o Cristo Ressuscitado.
bracoforte




Peregrinação

A Rainha da Paz Peregrinações é a nossa principal missão e, através dela, nascem todas as demais. Evangelizar através das peregrinações é uma  forma concreta de evangelização, porque levamos as pessoas a terem uma experiência do amor de Deus através da visitação dos lugares  onde, verdadeiramente, aconteceram os fatos mais importantes da nossa fé. Os  Santuários Marianos espalhados no Brasil, América Latina e Europa, e  outros tantos  lugares, são para nós uma comprovação daquilo que acreditamos.
 Tudo começou com pequenas excursões aos congressos e Santuários nacionais e hoje, experiente, esta missão se confirma pela quantidade de peregrinos que levamos ao longo dos 20 anos de sua existência.  Foram mais de 100.000 (cem mil) pessoas que peregrinaram, de um modo especial aos Santuários Marianos e à Terra Santa. Só em 2009 foram cerca de 10.500 (dez mil e quinhentos) peregrinos que vivenciaram esta experiência de visitar os lugares santos, além de inúmeros testemunhos relatados por eles.  Os resultados obtidos através deste meio de evangelização, nos levam a assumir, cada vez mais, o compromisso de anunciar Jesus a todos os povos.
 
 Por que então peregrinar? Por que eu tenho que ir a um lugar considerado santo para eu ter um encontro com Jesus? Por que promover uma peregrinação?
 Todas estas perguntas podem  passar por nossas cabeças, mas o  que vemos  acontecer em uma peregrinação demonstra que os benefícios espirituais são imensos e vão muito além de uma  viagem, muito mais que um sonho. É uma experiência que, quem vive,  não esquece.
 
 Nas peregrinações da Obra de Maria os  testemunhos das pessoas que mudaram de vida, que tiveram seu encontro pessoal com Jesus são muitos. O fato de estarmos juntos, como irmãos, como família, faz-nos  dizer "um por todos e todos por um"  e leva cada um a sair de seu mundo, do seu jeito de ser, da sua maneira de viver. O peregrino  confronta-se com outras pessoas e  com situações diferentes das suas. É algo que pode mudar a sua vida, suas atitudes para sempre,  o que, talvez, não conseguisse de outra maneira.
 Assim pensando, podemos dizer que, peregrinar é uma forma ideal de levar a pessoa para Deus. Por isso, nós da Obra de Maria, promovemos as peregrinações,  uma vez que, acima de  que qualquer  coisa, queremos ver Deus acontecer e transformar vidas.
peregrinacao
http://www.obrademaria.com.br/







Pe Ange, saudades 


ange001Conheça mais um pouco da história desse sacerdote que foi ao Pai, mas que ficará eternamente em nossos corações. No dia 22/04/2012, III domingo da páscoa faleceu um membro consagrado e Sacerdote do nosso carisma Loba Ange Alain, o mesmo tinha completado 40 anos e tinha 3 meses e 15 dias de ordenação Sacerdotal. Africano foi um dos primeiros vocacionados da África para o carisma Obra de Maria.Pe Ange, conheceu nosso Fundador na viagem que o mesmo fez a África ele já  era seminarista, porém depois que teve o primeiro contato com o Fundador interessou-se e veio no dia 30/07/2008 conhecer a Obra de Maria, em Recife – PE, era impossível não perceber o carisma na vida dele, quem o conheceu testemunha as atitudes práticas e virtuosas que Ange tinha para com todos, ele se destacava por ser simples, humilde e disponível, tinha uma sabedoria que encantava pois falava com atos, seu olhar era doce e seu sorriso era sempre acolhedor, perto dele nos sentíamos família, irmãos, amigos e em tão pouco tempo de comunidade Ange, como era conhecido por nós, já fazia a diferença.
Ange, consagrou-se no carisma no dia 09/01/2011 e no seu pedido de consagração ele escreveu: “ Eu Ange, venho com sincera liberdade e sem nenhuma pressão expressar o meu desejo de receber a consagração temporal a fim de melhor e dignamente servir a Comunidade Obra de Maria e a Igreja, se merecer que Deus me der a graça”, neste pequeno texto que relata seu pedido podemos observar claramente a sua entrega, o seu desejo, a humildade e simplicidade com que este homem bom e justo viveu no nosso meio.
No dia 07/01/2012, ele realizava o sonho de ser Sacerdote, em sua primeira missa realizada na casa de formação em Beberibe, durante a formação geral, ele expressou com palavras, olhar e sorriso a alegria de ser Padre e consagrado dentro do carisma Obra de Maria, foi emocionante escutar ele falar do carisma e um dos momentos marcantes foi ouvir ele dizer: “EU SOU OBRA DE MARIA”, sem dúvida a vida de Pe Ange, ficará para sempre marcado na história da nossa comunidade e no coração dos pais espirituais do carisma (Gilberto e Maria Salomé) e membros, pois foram muitos os testemunhos que ouvimos e que presenciamos da simplicidade, humildade e disponibilidade desta vocação que deixou sua pátria, seu povo, sua cultura e tradição e veio em busca de descobrir o chamado de Deus para vida dele. Com certeza ele permanecerá escrito nos nossos livros e principalmente na concretização das profecias que Deus tem nos dado quando colocou no coração do nosso Fundador a necessidade e o desejo de evangelizar a África. Pe Ange é um sinal concreto do quanto Deus quer fazer na nossa Comunidade através do povo africano.






Glécia Fabiana – Consagrada Obra de Maria

Missão Casa Mãe
http://issuu.com/revistaobrademaria/docs/ange_memorial/6