quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O significado da logomarca do Ano da Fé

O Ano da Fé foi aberto oficialmente pelo Papa Bento XVI no dia 11 de outubro de 2012 e encerra no dia 24 de novembro de 2013, com a Festa do Cristo Rei. O período, a convite do Santo Padre, propõe aos católicos a redescobrir, aprofundar-se e vivenciar a fé católica. Para acompanhar esse período, uma logomarca repleta de significados, irá traçar essa trajetória. Acompanhe abaixo o contexto bíblico dos ícones do Ano da Fé e compare aos acontecimentos da Igreja em Belém:
  A NAU - IGREJA: A nau (barca) representa a imagem da Igreja que navega sobre as águas levemente esboçadas no desenho.

EVENTO: 400 ANOS DE EVANGELIZAÇÃO NA AMAZÔNIA

Desde 2007 a Arquidiocese de Belém se prepara para celebrar os 400 anos da presença da Igreja na Amazônia que será festejado em 2016. A Arquidiocese de Belém é a terceira mais antiga do Brasil e hoje conta com cerca de 2 milhões de fiéis.
“A história da cidade de Belém está relacionada com a presença da Igreja em terras amazônicas”, explicou o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. A comemoração coincidirá com a realização do 17° Congresso Eucarístico Nacional, que acontecerá pela segunda vez na capital paraense.

“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” Cf. Mateus 16,18
  O MASTRO PRINCIPAL - A CRUZ: Neste é simbolizado o mastro principal, a cruz que iça as velas.

EVENTO: LANÇAMENTO DO PROJETO “IGREJA DE BELÉM EM MISSÃO”

O projeto criado pela Arquidiocese em setembro de 2007 e lançado em maio de 2008 tem por objetivo fazer com que a Palavra de Deus seja conhecida, amada e vivenciada por todos, visando também preparar a Arquidiocese para o XVII Congresso Eucarístico Nacional e para a comemoração dos 400 anos de evangelização na capital paraense, ambos em 2016. Para Dom Alberto Taveira Corrêa, o “Belém em Missão”, “é um grande
passo dado pela Igreja no aspecto da evangelização que envolve cerca de 1.000 missionários espalhados pelo território da Arquidiocese”, disse.
“E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim”. Cf. Mateus 10, 38

  O TRIGRAMA - IHS:  Com sinais dinâmicos da cruz que iça as velas forma-se, então, o Trigrama de Cristo (IHS - iniciais que identificam Jesus Cristo desde os primeiros séculos da Igreja).

EVENTO: SERMÃO DAS SETE PALAVRAS

A tradição que começou com as Irmãs Doroteias no Colégio Santo Antônio, em Belém, um dos mais antigos da capital é realizada anualmente na capital paraense. Este ano, a cerimônia que contempla os últimos momentos de Jesus Cristo pregando a Cruz foi presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de
Belém, Dom Teodoro Mendes Tavares, que proferiu um conjunto de sete frases conhecidas por “Sete Palavras”, nas quais oferece um “testamento para a humanidade”, como explicou o bispo auxiliar na ocasião. “Jesus tem palavras de vida eterna, elas continuam muito atuais”, refletiu Dom Teodoro. A título que curiosidade, Belém é uma das únicas cidades do País que realiza o Sermão das Sete Palavras.

“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente”. Cf. Hebreus 13, 8
  O SOL - A EUCARISTIA: Ao fundo da vela aparece o sol que associado ao Trigrama, remete à Eucaristia. 

EVENTO: 17° CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL

O XVII Congresso Eucarístico Nacional será realizado em Belém entre os dias de 15 a 21 de agosto de 2016, no estádio Mangueirão, no mesmo ano em que Belém completa 400 anos. Sobre a temática do evento, Dom Alberto Taveira Corrêa informou que “ainda não há nada fechado, estamos em processo de
estudo. No entanto, o tema provavelmente será ‘Eucaristia e Partilha – Amazônia missionária’ e o lema ‘Belém, casa do pão’”, revelou. O Arcebispo informou que a Arquidiocese já fez todo o planejamento do congresso, e ressaltou que na ocasião, “as seis regiões episcopais trabalharão diferentes pilares da vida cristã: Catequese; Evangelização; Pobreza; Sofrimento; Família; Juventude. A imagem será a de rios convergindo na mesma direção”, contou. Ao longo de 2012, a Arquidiocese de Belém vem trabalhando intensamente para a realização do 17° Congresso Eucarístico e para a programação dos 400 anos, momentos que prometem ser um marco tanto para a história da cidade quanto para a Igreja de Belém.

“Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”. Cf. João 6, 51
CNBB divulga a versão oficial do Hino da Fé para o Brasil
Fonte: Rádio Vaticana

Após um cuidadoso trabalho de tradução e revisão, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou a versão oficial do Hino da Fé para o Brasil. A iniciativa é das Comissões Episcopais Pastorais para a Liturgia e para a Doutrina da Fé, para que a canção seja usada pela Igreja no Brasil durante este Ano da Fé.
 
CREIO, Ó SENHOR!
1. Caminhamos repletos de esperança, tateando pela noite.
Nos encontras no Advento da história,
És pra nós o Filho do Altíssimo!
CREIO, Ó SENHOR, CREIO!
Com os santos que caminham entre nós, Senhor, nós te pedimos:
AUMENTA, AUMENTA A NOSSA FÉ!
CREIO, Ó SENHOR, AUMENTA A NOSSA FÉ!
2. Caminhamos frágeis e perdidos, sem o pão de cada dia.
Tu nos nutres com a luz do Natal,
És pra nós a estrela da manhã!
CREIO, Ó SENHOR, CREIO!
Com Maria, a primeira dos que creem, Senhor, a ti oramos:
AUMENTA, AUMENTA A NOSSA FÉ!
CREIO, Ó SENHOR, AUMENTA A NOSSA FÉ!
3. Caminhamos, cansados e sofridos, as feridas ainda abertas.
Tu sacias quem te busca nos desertos,
És pra nós a mão que cuida e nos cura!
CREIO, Ó SENHOR, CREIO!
Com os pobres que esperam à porta, Senhor, nós te invocamos:
AUMENTA, AUMENTA A NOSSA FÉ!
CREIO, Ó SENHOR, AUMENTA A NOSSA FÉ!
4. Caminhamos sob o peso da cruz nas pegadas dos teus passos.
Tu ressurges na manhã da santa Páscoa,
És pra nós o Vivente que não morre.
CREIO, Ó SENHOR, CREIO!
Com os humildes que querem renascer, Senhor, te suplicamos:
AUMENTA, AUMENTA A NOSSA FÉ!
CREIO, Ó SENHOR, AUMENTA A NOSSA FÉ!
5. Caminhamos atentos ao chamado de cada novo Pentecostes.
Tu recrias a presença desse sopro,
És pra nós a Palavra do futuro.
CREIO, Ó SENHOR, CREIO!
Com a Igreja que anuncia o Evangelho, Senhor, nós te rogamos:
AUMENTA, AUMENTA A NOSSA FÉ!
CREIO, Ó SENHOR, AUMENTA A NOSSA FÉ!
6. Caminhamos, cada dia que nos dás, com os irmãos e as irmãs.
Tu nos guias nos caminhos desta terra,
És pra nós a esperança da chegada!
CREIO, Ó SENHOR, CREIO!
Com o mundo onde o Reino está entre nós, Senhor, nós te clamamos:
AUMENTA, AUMENTA A NOSSA FÉ!
CREIO, Ó SENHOR, AUMENTA A NOSSA FÉ!
(CM-CNBB)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa Senhora das Vitórias te cubra de Bênçãos