Oração, Reflexão

Caríssimos irmãos em Cristo. Para a inauguração deste blog, nós do Grupo de Oração Vigilantes no Senhor trouxemos o melhor em mensagens, orações e muita intercessão a você que nos acompanha diariamente.


Evangelho (Lc 1,26-38): Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: «Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo». Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse: «Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim».

Maria, então, perguntou ao anjo: «Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?» O anjo respondeu: «O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível». Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se.

Reflexão





Hoje, celebramos a festa da Anunciação do Senhor. Com o anúncio do anjo Gabriel e a aceitação de Maria da vontade divina expressa de encarnar nas suas entranhas, Deus assume a natureza humana – «assumiu em tudo a nossa condição humana, salvo no pecado» – para nos elevar à condição de filhos de Deus e fazer-nos assim participantes da Sua natureza divina. O mistério da fé é tão grande que Maria, perante este anúncio, fica como que assustada. Gabriel diz-lhe: «Não tenhas medo, Maria!» (Lc 1,30): o Todo-Poderoso olhou-te com predileção, escolheu-te para Mãe do Salvador do mundo. As iniciativas divinas destroem os débeis argumentos humanos.

«Não tenhas medo!», palavras que lemos freqüentemente no Evangelho; o próprio Senhor as terá de repetir aos Apóstolos quando estes sintam de perto a força sobrenatural e também o medo ou susto perante as obras prodigiosas de Deus. Podemos perguntar-nos qual a razão deste medo. Será um medo mau, um temor irracional? Não!; é um temor lógico naqueles que se vêem pequenos e pobres face a Deus, que sentem distintamente a sua fraqueza, a debilidade perante a grandeza divina e experimentam a sua penúria frente à riqueza do Onipotente. O Papa São Leão pergunta: «Quem não verá em Cristo a sua própria debilidade?». Maria, a humilde jovem da aldeia, acha-se tão pouca coisa…, mas em Cristo sente-se forte e o medo desaparece!

Então compreendemos bem que Cristo «tenha escolhido o que para o mundo é fraqueza, para envergonhar o que é forte (1Cor 1,26). O Senhor olha-a, vendo a pequenez da sua escrava e realizando nela a maior maravilha da história: a Encarnação do Verbo Eterno como Cabeça de uma Humanidade renovada. Que bem se aplicam a Maria aquelas palavras que Bernanos disse à protagonista de “La alegria”: «Reconfortava-a e consolava-a maravilhosamente um sentido raro da sua própria fraqueza, porque era como se fosse o sinal inefável da presença de Deus nela; o próprio Deus resplandecia no seu coração». 


Meus irmãos, nós do Grupo de Oração, queremos através desta página trazer até você um grupo de oração vivo e intercessor. Se você desejar encontrar-nos, confira abaixo:
Paróquia Nossa Senhora das Vitórias
Rua Antônio Armando,  Qª16  S/N
Grupo de Oração toda sexta-feira às 19:0hs
 
 
Reflexão do dia dos pais
O Dia dos Pais foi criado com a mesma finalidade do dia das mães: fortalecer os laços familiares e o respeito aos pais. Em 1909, depois de ouvir um sermão dedicado às mães, Sonora L. S. Dodd desejou homenagear o seu pai William Smart que criara, sozinho, os seis filhos. O primeiro Dia dos Pais nos USA foi comemorado no dia 19 de junho de 1910, data do aniversário de William Smart. Só em 1972 foi oficializado o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais, pelo presidente Richard Nixon.
Cada país tem uma data diferente para comemorar o Dia dos Pais. No Brasil, foi comemorado, pela primeira vez, no dia 14 de agosto de 1953. A idéia foi importada dos USA pelo publicitário Sylvio Bhering, sendo depois alterada para o segundo domingo de agosto por motivos comerciais.
A idéia de ser Pai partiu do próprio Deus, que permitiu ao homem continuar a sua raça composta das mesmas características e natureza.

Ser pai é um privilégio, é ter a oportunidade de cumprir a missão dada por Deus, “multiplicar e encher a terra”. É plano de Deus continuar a raça humana através da geração de filhos, cumprindo a lei natural de gerar filhos semelhantes a nós, à nossa imagem. Ser Pai é deixar herança aos filhos, não só material, mas, especialmente, valores morais, espirituais e educacionais. É orientá-los segundo a vontade de Deus, com dedicação e compromisso, pois “são herança do Senhor”.
Além do nosso pai humano, podemos ter Deus como Pai. O Senhor Jesus disse: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome”. Quando regenerados, tornamo-nos filhos de Deus e podendo chamá-lo de Pai e desfrutar da comunhão com Ele. Como filhos de Deus somos seus herdeiros!

O Dia dos Pais é uma data muito especial. Filhos, valorizem seus pais, seu melhor amigo, seu melhor conselheiro, seu guia espiritual. A todos os pais parabéns!