segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Círio Menino Deus


Para o mundo cristão, Natal é o dia do nascimento de Cristo. Em Marituba, além de festejar a data, no dia 25 de dezembro, fiéis vão às ruas homenagear o 55º Círio do Menino Deus. A cidade começa a se preparar para a celebração, que inicia na manhã de Natal, às 7h30, com missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. A Trasladação da imagem do Menino Deus será na próxima sexta-feira, 23, às 18 horas, com saída da igreja matriz para a comunidade São Marcos, no Uriboca. A festa encerra no dia 31 com o Círio das Crianças. Em todas as noites da festividade haverá arraial com apresentações artísticas e vendas de comidas típicas.
Este ano, a festa da paróquia do Menino Deus tem como tema: “Não tenhas medo, eu vos anuncio uma grande alegria”, e como lema: “O Menino Deus clama em favor da Criação”. Apesar de ser realizada há 55 anos, a caminhada acontece desde o tempo em que havia a estrada de ferro Belém-Bragança, que transportava madeira, farinha, tijolo e carvão, ou seja, há mais de cem anos.

Durante os dias da festividade, os fiéis poderão refletir vários temas religiosos. Na segunda-feira, 26, a missa, às 19 horas, traz a temática “E sereis minhas testemunhas por meio do Espírito”. Na terça-feira, 27, a reflexão será em torno da passagem do evangelho de João: “Ele viu e acreditou”. Já na quarta-feira, 28, o evangelista Mateus é o centro das reflexões, “Do Egito chamei o meu filho”. “Porque meus olhos viram a tua salvação”, será o tema da quinta-feira, 29.

No último dia da festividade, o Círio das Crianças deve sair às 8h30, após a celebração eucarística, às 7 horas. Os fiéis sairão da pracinha da Piçarreira em direção à igreja matriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa Senhora das Vitórias te cubra de Bênçãos