terça-feira, 30 de outubro de 2012

Dom Alberto é nomeado membro do Pontifício Conselho "Cor Unum"

Fonte: Portal FNC
  
O Papa Bento XVI nomeou no último sábado, 27/10, o Arcebispo Metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, como membro do Pontifício Conselho “Cor Unum” também conhecido como “Conselho da caridade do Papa”.  Além de dom Alberto, mais oito sacerdotes fazem parte do Conselho.
Pontifício Conselho “Cor Unum”

O Pontifício Conselho “Cor Unum” foi instituído pelo Papa Paulo VI em 1971, por meio da carta “Amoris Officio”. A missão do Conselho é para com a promoção e preservação da vida humana, principalmente com os mais necessitados, por meio de intervenções e iniciativas humanitárias diante de calamidades.

A missão do Pontifício Conselho foi ampliada pelo Beato Papa Wojtyla, em 1980, com dois outros organismos dependentes. Após a sua primeira viagem a África surgiu a Fundação João Paulo II voltado para o problema da seca e da desertificação. E, em 1992, a “Populorum Progressio”, com a finalidade de ajudar os países latino-americanos, em particular na promoção dos índios e dos camponeses da América Central e do Sul.

Dom Alberto Taveira

Dom Alberto Taveira é mineiro de Nova Lima.  Ele entrou para o Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus em 1961 e, ainda como seminarista da arquidiocese de Belo Horizonte, concluiu Cursos de Filosofia e Teologia na PUC-MG.

Sua ordenação sacerdotal foi no dia 15 de agosto de 1973, pelas mãos de Dom João Resende Costa, na Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Nova Lima, onde permaneceu como pároco até dezembro de 1977.

No dia 24 de abril de 1991, quando era Pároco do Senhor Bom Jesus de Bonfim e de Santo Antônio de Vargem Alegre e Vigário Forâneo da Forania São Caetano, foi nomeado Bispo Auxiliar de Brasília, sendo ordenado no dia 6 de julho de 1991, na cidade de Nova Lima.

Para a arquidiocese de Belém (PA), onde ele é bispo atualmente, Dom Alberto foi nomeado pelo Papa Bento XVI no dia 30 de dezembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa Senhora das Vitórias te cubra de Bênçãos