sexta-feira, 2 de março de 2012

Arquidiocese de Belém lança Campanha da Fraternidade


Por Alan de Jesus

 
Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil. Este é um dos objetivos da Campanha da Fraternidade (CF) deste ano, lançada na Quarta-feira de Cinzas, 22, durante coletiva realizada na Cúria, pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e pelo Coordenador de Pastoral da Arquidiocese, monsenhor Raimundo Possidônio. O lançamento arquidiocesano da Campanha será amanhã, 24, às 8 horas, com missa no Hospital Divina Misericórdia, no município de Marituba.
Com o tema "Fraternidade e Saúde Pública", e o lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra”, a Campanha da Fraternidade deste ano reflete sobre o SUS. "O SUS (Sistema Único de Saúde) deveria ser um modelo para o mundo. Entretanto, não se consegue implantar completamente o sistema e o resultado disso são milhares de pessoas desassistidas", enfatizou o arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa. Segundo ele, o tema proposto reflete uma preocupação nacional. "O tema da Capmanha é escolhido em uma espécie de votação, onde são propostos temas mais urgentes. E uma pesquisa recente apontou que saúde é a maior preocupação dos brasileiros. E aqui não estamos falando simplesmente de saúde, mas de saúde pública, que em nosso país, infelizmente, é um problema grave", completou.
A partir do lançamento da campanha, todas as 73 paróquias, ligadas a Arquidiocese, passam a desenvolver ações voltadas a promoção da CF 2012. "A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) produz materiais para debates, palestras, seminários; o importante é levantar essa discussão", afirmou monsenhor Raimundo Possidônio, durante a coletiva para lançamento da campanha.
As ações, porém, devem ser praticadas. De acordo com a Arquidiocese, junto com a Campanha da Fraternidade tem início, em todo o Brasil, a coleta do Fundo Solidário, cujas doações são revertidas para práticas que visem melhorar o atendimento à saúde, sobretudo nas pastorais da saúde. "Um dos frutos que esperamos colher com essa campanha é que sejam implantadas pastorais da saúde em todas as paróquias", revelou Dom Alberto.
A Campanha da Fraternidade é realizada no Brasil desde 1964. Hoje, a igreja seleciona um tema de interesse coletivo e procura envolver toda a sociedade durante a Quaresma, período entre o Carnaval e a Sexta-feira Santa, em que os católicos praticam ações para ajudar o próximo assim como fez Jesus, segundo o catolicismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa Senhora das Vitórias te cubra de Bênçãos