quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

 Amados paroquianos, a paz,

Graças a Deus a nossa mãe a Igreja tem na sua liturgia uma profunda espiritualidade que nos leva a contempla em cada ciclo litúrgico a historia da salvação. Sendo assim, o Ano Litúrgico termina com a Solenidade de Cristo Rei do Universo e se inicia mais um ano litúrgico com o Tempo do Advento; do latim Adventus: que quer dizer "chegada", do verbo Advenire: "chegar a, tempo de preparação para contemplamos a Festa do Natal, nascimento (chegada) de Jesus. Este foi o maior acontecimento da História: o Verbo se fez carne e habitou entre nós, aqui a salvação já é caminho pra Deus e não apenas possibilidade. Assim como o Profeta João Batista preparou os caminhos para a chegada de Jesus, a igreja também hoje nos nossos dias por meio da liturgia do Advento nos prepara a cada ano convidando-nos a esperar Jesus que vem no Natal e que vem no final dos tempos.
No Advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador que virá e sua Palavra colocará um fim na História humana, mas o nosso encontro com Ele também está marcado para logo após a morte. A espiritualidade do Advento nos impulsiona a reviver alguns dos valores essenciais cristãos, como a alegria expectante e vigilante, a esperança, a pobreza, a conversão. A esperança da Igreja é a esperança de Israel já realizada em Cristo, mas que só se consumará definitivamente na parusia (volta) do Senhor. Por isso, o brado da Igreja característico nesse tempo é "Marana tha"! Vem Senhor Jesus!
Este tempo litúrgico é muito rico para nós Católicos, pois recordo-nos personagens bíblicos que também esperaram a Jesus, o Messias como Isaías  profeta que, durante os tempos difíceis do exílio do povo eleito, levava a consolação e a esperança, onde no capitulo 7 do seu livro já anuncia a vinda do Senhor. João Batista último dos profetas e segundo o próprio Jesus, "mais que um profeta", "o maior entre os que nasceram de mulher", o mensageiro que veio diante d'Ele a fim de lhe preparar o caminho, anunciando a sua vinda (Lc 7, 26 - 28), pregando aos povos a conversão, pelo conhecimento da salvação e perdão dos pecados (Lc 1, 76s). por fim se destaca são José, o homem justo e humilde que aceita a missão de ser o pai adotivo de Jesus juntamente com a Virgem Maria aquela que acreditou nas promessas de Deus.  
No entanto, o centro de todo o tempo do Advento é a pessoa de Jesus caminho, verdade e vida para a humanidade.
Pe. Pedro Aragão
Pároco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa Senhora das Vitórias te cubra de Bênçãos