sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Juventude evangeliza romeiros



Comunidades realizam formação para evangelizadores que devem atuar na trasladação
A paróquia de Nazaré e demais paróquias da Arquidiocese de Belém incentivam jovens engajados na Igreja a serem evangelizadores dos promesseiros que acompanham na corda a trasladação, romaria que antecede a grande procissão do Círio de Nazaré.
Para realizar essa evangelização, os jovens participarão de um momento de formação no próximo dia 24 de setembro, no Centro Social de Nazaré.
O projeto "Jovens Missionários na corda da Trasladação" surgiu há cinco anos em uma parceria entre Diretoria da Festa de Nazaré e comunidades católicas, como a Casa da Juventude, Mar a Dentro, Shalom, Semente do Verbo, Nova Aliança e outras que são responsáveis pela formação de jovens para evangelizar outros jovens.
Segundo o diretor de evangelização do Círio de Nazaré, José Ventura, o objetivo desse projeto é fazer com o que romeiro saiba o verdadeiro sentido de estar na corda e para que ele cumpra o pagamento da sua promessa até o final do percurso. Na ocasião, os evangelizadores também deverão conscientizar os romeiros para que não portem armas brancas para cortar a corda, evitando acidentes durante o trajeto, conforme é sugerido pela campanha realizada pela Diretoria este ano.
"O objetivo, graças a Deus, vem sendo alcançado. Cada vez mais as comunidades desempenham um excelente trabalho de evangelização. No primeiro ano, conseguimos reunir 120 jovens formadores. No ano passado, esse número aumentou para cerca de mil voluntários", afirma José Ventura.
Para o evangelizador voluntáro, Renato Cleiton, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a trasladação trata-se de um momento importante de demonstração de fé, no qual a ação proposta é imprescindível. "Já estou no segundo ano como missionário na corda. É bom poder levar a Palavra de Deus para as pessoas", relata o jovem.
Evangelização - O percurso da trasladação acaba, mas os trabalhos não param. A evangelização continua na quinzena do Círio, na Praça Santuário. As comunidades conciliam e levam, através da Palavra, a atenção e o cuidado com os jovens. A meta é despertar o interesse desses fiéis e engajá-los em alguma comunidade da paróquia.
A jovem Léa Biazeto, da Comunidade Mar a Dentro, participa da ação desde o começo e ressalta que "A evangelização já era necessária há algum tempo. É uma graça de Deus,  um grande desafio para a comunidade e também uma experiência nova poder levar a Palavra, ir até os jovens e conhecer suas histórias".
Para participar é preciso ter compromisso e doação de trabalho incansável. "Ser evangelizadora é uma experiência muito boa. A cada ano estou sempre pronta para ajudar na corda. É um trabalho diferente e importante, porque acabamos conhecendo a promessa do outro, a sua história, os motivos pelos quais está ali", destaca Glenda Soeiro, missionária da paróquia Nossa Senhora das Graças.
 SERVIÇO
 Quem quiser ser um evangelizador precisa ter mais de 18 anos e ser engajado em algum movimento ou paróquia. As inscrições vão até o dia 19 de setembro. Basta preencher uma ficha que já está disponível nas lojas Lírio Mimoso e nas paróquias da Arquidiocese. A formação para os evangelizadores acontece no dia 24 de setembro, às 14h, no Centro Social de Nazaré
  Fonte: Fundação Nazaré  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa Senhora das Vitórias te cubra de Bênçãos