terça-feira, 16 de outubro de 2012

Mais de 2 milhões de pessoas no 220º Círio de Nazaré

Fonte: Assessoria de Comunicação do Círio
Fé e devoção marcaram o Círio de Nazaré. Um mar de gente reuniu mais de 2 milhões de pessoas que lotaram as ruas de Belém em procissão, venerando à Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do povo paraense. O Círio de Nazaré, a maior procissão católica do mundo, ocorre há mais de 200 anos, e reúne devotos e turistas de todo o mundo que vem a Belém no segundo domingo de Outubro participar desta caminhada de fé, um verdadeiro espetáculo em homenagem a Maria de Nazaré.

  Um mar de gente unido por um único propósito: louvar Nossa Senhora de Nazaré. Pessoas de todas as religiões, devotos, pagadores de promessas se rendem à beleza única da festa do Círio de Nazaré, o Natal dos Paraenses. As ruas ficam coloridas, famílias se reúnem, cidade em festa durante quinze dias do período nazareno.

A procissão iniciou às 6h45 após a missa realizada em frente à Catedral Metropolitana da Sé. A celebração antecedeu a romaria presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto
Taveira. Apesar do forte sol e calor, muitos fiéis não desistiram e chegaram ao final do percurso de 3,7 km de distância até a Praça Santuário de Nazaré.

O estudante Alexandre Sousa, estava desde 1h da manhã próximo ao Ver-o-Peso para ir na corda. "Fiz um promessa e ainda nem fui atendido, mas jáestou aqui para agradecer".


Assim como em todas as 11 romarias oficiais, durante todo o trajeto do Círio, são prestadas várias homenagens à Imagem de Nossa Senhora. A procissão é marcada pela presença dos promesseiros que realizam diversas manifestações de fé, como pedidos, agradecimentos pelas graças alcançadas e os emocionantes pagamentos de promessas.


A dona de casa Auxiliadora Oliveira, 46, estava agradecendo à Virgem Maria pela graça de ter conseguido ser mãe com 44 anos. Visivelmente emocionada, ela não tinha palavras para agradecer. "Realizei meu sonho. Não teve nenhum médico que falou que eu poderia ter. Só a minha mãezinha e é por isso que eu estou aqui.".


E se o que importa mesmo é a fé o que menos prevalece é a religião. O vendedor Mário Henrique Coelho, é evangélico praticante mas não perde uma procissão do Círio de Nazaré. "Me emociono com o que vejo. A fé das pessoas é muito bonita, choro com elas e torço para que as promessas e orações sejam atendidas".


No total, 25.638 agentes de 23 órgãos e instituições, entre elas as polícias Civil, Militar, Bombeiros, Aeronáutica, Exército e Cruz Vermelha, atuam nas procissões do Círio 2012.


Durante todo o período do Círio, a imagem peregrina da Virgem de Nazaré visita cerca de 110 mil residências. Segundo estimativa da Diretoria do Círio, 1,7 milhão de devotos participam das novenas. São realizadas romarias nazarenas em 19 municípios no Pará.


Como já acontece desde o ano passado, este ano o Arcebispo fez a bênção da corda próximo ao Colégio Santa Catarina, já na Av. Nazaré, e não mais na saída. Após esse momento, a Guarda de Nazaré a cortou e entregou pedaços dela aos fiéis.


Após percorrer todo o trajeto, o professor Ivan Junior conseguiu um pedaço da corda e já sabe o que fazer com ela: "Guardar junto com as outras dos outros anos. Olho para elas e sinto emoção só de pensar no que a fé é capaz de mover".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa Senhora das Vitórias te cubra de Bênçãos