O texto de hoje é caracterizado pela compaixão,
pois tudo nasce de um sentimento espontâneo de Jesus como Homem, mas também
como o Senhor da vida. Não é um pedido, não é exigência de fé, é o Senhor que
tem compaixão dos órfãos e faz justiça às viúvas. De repente, Ele levanta
a voz para a viúva e lhe diz: “Não chores!”
O Autor da vida usa o verbo no presente do
imperativo para dizer que aquela mãe deve parar de chorar, uma vez que não
existirá mais motivo para esse lamento e dor. Quem tem Jesus deixa de sofrer a morte,
e os sofrimentos do tempo presente não têm nada a ver com a glória que se há de
revelar no final dos tempos, “quando tudo se consumar em todos”, dirá
São Paulo. Portanto, trata-se de uma palavra de consolação que prepara uma
intervenção, a qual evitará a causa do pranto.
“E então tendo-se adiantado, tocou o caixão. Os
portadores param e Ele diz: ‘Jovem, a ti digo: levanta-te’. E ergueu-se o morto
e começou a falar e Jesus o entregou à sua mãe”.
A ordem de Jesus é imperiosa e contundente. O verbo
é imperativo passivo, o qual podemos traduzir por impessoal ou reflexivo. Jesus
era Senhor dos mortos e estes Lhe obedecem assim como as forças da natureza. “Quem
é este a quem os ventos e o mar obedecem?” O morto ergueu-se e começou a
falar. O alento da vida se expressa, de novo, por meio da fala.
Jesus tomou o jovem pela mão e o levou até a mãe
que não podia acreditar no que seus olhos estavam vendo. No ato há uma
reminiscência da atitude de Elias quando, ressuscitado o filho, desceu até o
andar térreo para entregá-lo à sua mãe viúva. Além de ser o Senhor da vida,
Jesus atua como uma cópia de Elias, o antigo profeta, restaurador do verdadeiro
culto divino a Javé entre os israelitas. Por isso, a exclamação dos presentes:
“Um grande profeta há surgido! Deus visitou o seu povo!” E a fama de Jesus se
espalhava por toda a parte.
Num mundo como o atual, em que a ausência do Deus
criador entrega ao homem o direito de sua vida e até a faculdade de outras
vidas sob seu domínio, como no caso dos fetos maternos, é bom refletir sobre
este milagre de Jesus. A vida depende de quem a pode dar, não de quem a quer
tirar. Destruir é fácil; porém, isso não implica direito, mas força; justiça,
mas violência. O verdadeiro poder tem como base a construção do bem, da saúde e
da cura. O médico cura, o criminoso mata; aí está a diferença.
Jamais Jesus destruiu um inimigo ou ameaçou um
rival: “Quem soube recriminar discípulos que queriam botar fogo sobre os que
não queriam hospedá-los (cf. Lc 9,54), chorou sobre Jerusalém, prevendo sua destruição
(cf. Lc 19,41) e advertiu as mulheres que se compadeciam da sina fatal de seus
filhos (cf. Lc 23,28)? Quem sempre usou Seu poder e Sua autoridade para fazer o
bem (At 10,38)? Quem usou Sua autoridade moral para pedir perdão para os
inimigos e fazer o bem aos Seus perseguidores (Lc 6, 27)? Deriva-se desta
conduta uma teologia que tem como base a revolução e a luta pela justiça, a
qual considera inimigos e opressores os mais favorecidos e oprimidos e com
direito à retaliação os mais desprotegidos?
No episódio de hoje, vemos como Jesus atua sem ser
pedido, unicamente pela Sua compaixão como ser humano. Ter piedade dos que
sofrem é um exercício aprovado pela atuação de Jesus até tal ponto que opera um
milagre com poderes fora do comum. Oxalá esta seja a nossa atitude perante os
nossos irmãos!
Padre Bantu Mendonça
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Nossa Senhora das Vitórias te cubra de Bênçãos