quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Expectativa contagia os devotos da Virgem de Nazaré para a tradicional festa do mês de outubro

Para alguém que acompanha o Círio de Nazaré de longe, a primeira impressão pode ser a seguinte: todos os anos é a mesma coisa – as mesmas procissões, as mesmas romarias, as programações culturais parecidas com a do ano anterior,... Para Marcela Monteiro (28), porém, este Círio vai ser diferente. Ela está em contagem regressiva para a festa porque este ano irá trabalhar pela primeira vez na cobertura das procissões pela Rádio Nazaré, no estúdio. A responsabilidade, segundo ela, será redobrada. Apesar de desde criança participar todos os anos da programação religiosa e cultural da festa, ela diz que este ano haverá um diferencial e que a expectativa é grande.
Faltam 29 dias para a maior manifestação religiosa do Brasil e uma das maiores do mundo. Marcela é uma dos cerca de 2 milhões de pessoas que participarão da procissão do segundo domingo de outubro. Ela diz que todos os anos sua intenção é a mesma: acompanhar todas as programações sem perder um só momento das diversas atividades que ocorrem. Marcela quer, nesse período, a companhia das pessoas dispostas a acompanharem.

Dois sentimentos acompanharão Marcela nos próximos dias: ansiedade e sentimento de responsabilidade. “Esse ano vai ser diferente porque o trabalho vai ser redobrado. Temos uma responsabilidade muito grande trabalhando na cobertura, porque temos a missão de aproximar o Círio das pessoas e levar a informação em primeira mão. O Círio é como o Natal. Nunca é a mesma coisa”, esclarece.

Para Ricardo Lucena (27), o diferencial do Círio deste ano está no próprio tema proposto para 2012: “Ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo, com Maria e do jeito de Maria”. Ele diz que este ano o Círio será marcado pelo Ano da Fé que o Papa Bento XVI inaugurará no dia 11 de outubro. “O tema é um convite à experiência de uma novidade. Além disso, nunca um encontro com Deus é como o outro. Cada encontro é diferente e mais especial”, explica o estudante. Ele diz que vai viver de forma intensa esse Círio, “participando de cada momento especial”. Segundo o jovem, o Círio terá duas novidades este ano: a visita da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos que estão peregrinando por todo o Brasil até a Jornada Mundial da Juventude, em julho de 2013, no Rio de Janeiro, e que chegarão à capital paraense no período da Romaria da Juventude, no Círio deste ano, e a abertura do Ano da Fé, no dia 11 de outubro. Para Ricardo, “o Bote Fé Belém, nos dias 18, 19 e 20 de outubro, será um grande momento de graça”.  

A Arquidiocese de Belém informou que “a grande novidade do Círio 2012 é que o evento será a primeira atividade da Arquidiocese de Belém no Ano da Fé”. O Papa Bento XVI publicou recentemente a Carta Apostólica “Porta fidei”, na qual proclamou o Ano da Fé em toda Igreja, que terá início no dia 11 de outubro de 2012, no 50º da abertura do Concílio Vaticano II, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, a 24 de novembro de 2013. Ainda haverá a comemoração pelos 20 anos de publicação do Catecismo da Igreja Católica.

Segundo o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, o Círio de Nazaré quer glorificar a Trindade Santíssima, com a Virgem Maria e do jeito de Maria. “Aquela que é a Virgem Fiel nos ajudará a viver a lei de Deus com alegria. Com Maria, Virgem da Escuta e Modelo de virtude, queremos viver os mandamentos da Lei de Deus”, afirmou o Arcebispo. Na opinião de Ricardo, esse foi um dos temas mais bonitos da história dos Círios que já viveu.

A abertura oficial do Círio será no dia 9 de outubro de 2012. No dia 10, acontecerá a apresentação do Manto de Nossa Senhora de Nazaré, e no dia 11, os fiéis farão a adoração a Jesus Sacramentado, em comunhão com toda a Igreja no início do Ano da Fé. O anúncio do tema deste ano aconteceu em dezembro do ano passado na Casa de Plácido durante a nomeação dos Diretores da Festa de Nazaré para o ano de 2012.
 Fonte: Voz de Nazaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa Senhora das Vitórias te cubra de Bênçãos