segunda-feira, 18 de junho de 2012

Corpus Christ


Católicos do mundo celebraram a tradicional festa de “Corpus Christi”. Em nossa paróquia, muitos fiéis participaram da celebração, que seguiu procissão com o “Santíssimo Sacramento” (Ostensórios que contem a hóstia consagrada - segundo a tradição católica ela é o próprio Corpo e Sangue de Jesus) e terminou com a bênção. Este ano o caminho foi ornamentado com desenhos religiosos feitos a partir de serragem e areia.

Dessa vez, a responsabilidade de enfeitar a passada foi dos Jovens. Alguns desenhos foram criados com areias, outras com serragem e pedras.

ORIGEM
A solenidade de Corpus Christi originou-se de um milagre eucarístico ocorrido no Século XIII, ano de 1263, na cidade de Bolsena – Itália. O sacerdote Pedro de Praga viajava em peregrinação a Roma, com a finalidade de celebrar uma missa na Igreja de Santa Cristina, situada na mesma cidade. Em certo momento foi tomado por uma dúvida quanto à presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. Eis que, então, não mais viu a hóstia (pão), mas, sim, um pedaço de carne humana, da qual caíram gotas de sangue que molharam o corporal (pequena toalha em que o sacerdote coloca o pão e o vinho para realizar a consagração durante a missa). O sangue molhou também a toalha do Altar e o mármore do pavimento

O Papa Urbano I, que há época residia em Olvieto, cidade vizinha de Bolsena, soube do acontecido e determinou a criação imediata de uma comissão para analisar a autenticidade do fenômeno. O milagre foi, então, confirmado. Em seguida, o corporal e a toalha do Altar foram levados em procissão até a presença de Urbano I. Esta é considerada a primeira procissão de Corpus Christi

Em 8 de setembro de 1264, o Papa Urbano IV promulgou a bula Transiturus, instituindo a solenidade de Corpus Christi, que deveria ser celebrada na quinta feira após a Festa da Santíssima Trindade, encarregando São Tomás de Aquino de compor a liturgia. Ainda hoje, conserva-se em Olvieto o corporal marcado com o sangue, e em Bolsena é possível ver a pedra de mármore manchada de sangue.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa Senhora das Vitórias te cubra de Bênçãos