terça-feira, 8 de maio de 2012

Dom Teodoro comemora um ano de Sagração como Bispo


Dom Teodoro

Segundo o Catecismo da Igreja Católica: “cada Bispo, como vigário de Cristo, tem o encargo pastoral da Igreja particular que lhe foi confiada” (§1560). Há um ano, essa missão foi dada ao Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Teodoro Mendes, que hoje, 8, celebra um ano de sagração como Bispo. Para comemorar esse aniversário, a Arquidiocese de Belém programou missa na Basílica Santuário de Nazaré, às 18 horas. Na ocasião, será lançado o livro e o DVD: “Sermão das Sete Palavras”, contendo as reflexões das últimas palavras de Jesus no calvário, feitas pelo Bispo na Sexta-Feira Santa deste ano, 6 de abril.
Sobre seu aniversário de ordenação, o Bispo Auxiliar diz: “a emoção é grande, forte e inefável, porque me faz lembrar muitas pessoas e momentos tão felizes quanto inolvidáveis que vivi, especialmente na ocasião da minha ordenação episcopal em Cabo Verde, junto com a minha família, amigos e milhares de pessoas que lá estavam, inclusive muitas daqui, de diferentes lugares do Brasil e de  outros países”, reflete.
“Há um ano, estávamos acompanhando sua ordenação episcopal, que aconteceu na Cidade de Praia, capital da República de Cabo Verde. Hoje, ele (Dom Teodoro) mostra um grande zelo pelos fiéis de nossa Arquidiocese”, reflete o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.
Sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Bispo Auxiliar, o Arcebispo de Belém avalia: “foram 365 dias de um grande presente à nossa arquidiocese. Dou graças a Deus pelo testemunho, pela convivência, pela presença, pela capacidade e pelo zelo apostólico de Dom Teodoro. Seus trabalhos contribuem muito para nossa Arquidiocese”, reflete.
O estudante e paroquiano da Basílica Santuário de Nazaré, José Aguiar Cardoso, de 25 anos, diz que as homilias de Dom Teodoro lhe ajudam na caminhada como católico. “Suas reflexões me fazem refletir muito sobre algumas particularidades de nossa Igreja e me permitem descobrir como é ser um jovem católico no mundo de hoje”, revela. “Além disso, sua formação acadêmica é excelente e possui também experiência com trabalhos fora do Brasil”, completa.
DOM TEODORO
O Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Teodoro Mendes Tavares, 47 anos, nasceu na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, em 7 de janeiro de 1964. Ingressou na Congregação dos Missionários do Espírito Santo em 1984 e foi a Portugal continuar a formação religiosa e acadêmica, para o ministério ordenado.
Em 1985, fez o noviciado e, em 1986, a primeira profissão religiosa, mesmo ano em que cursou Filosofia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga. Logo após, em 1988, fez Teologia e Licenciatura em Lisboa. A profissão perpétua veio em 1989.
Foi ordenado presbítero em Cabo Verde, em 11 de julho de 1993. Entre 1992 e 1994, cursou pós-graduação sobre Desenvolvimento e Mestrado sobre Ecumenismo, na Universidade de Dublin, na Irlanda. Em 1994 veio pela primeira vez ao Brasil para Missão na Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa Senhora das Vitórias te cubra de Bênçãos