quarta-feira, 25 de abril de 2012

Dom Alberto comemora 21 anos de sua nomeação Episcopal

Ontem, 24, Dom Alberto Taveira Corrêa comemorou 21 anos de sua nomeação Episcopal. Aproveitamos a oportunidade para mostrar um pouco da história do décimo Arcebispo da Arquidiocese de Belém: Natural de Nova Lima (MG), nasceu em 26 de maio de 1950, filho de Alberto e Maria da Conceição Corrêa. Lá fez os estudos primários e em 1961 entrou para o Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus. Foi ordenado no dia 15 de agosto de 1973, por dom João Resende Costa, na Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Nova Lima, onde permaneceu como pároco até dezembro de 1977. Fez o Curso de Espiritualidade Sacerdotal do Movimento dos Focolares em Roma e trabalhou como reitor e orientador de alguns seminários, pároco, e também professor de Liturgia na PUC-MG.

No dia 24 de abril de 1991, quando era pároco do Senhor Bom Jesus de Bonfim e de Santo Antônio de Vargem Alegre e Vigário Forâneo da Forania São Caetano, foi nomeado Bispo Auxiliar de Brasília, sendo ordenado no dia 6 de julho de 1991, na sua cidade natal. Em Brasília, assumiu a coordenação do Vicariato Sul da Arquidiocese, além das diversas atividades de Bispo Auxiliar. A partir de 1991, tem acompanhado em nome da Arquidiocese de Brasília o Grupo Parlamentar Católico do Congresso Nacional. Foi Bispo Assistente Nacional para a Renovação Carismática Católica e membro da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-Americano - CELAM.

No dia 27 de março de 1996, o Papa João Paulo II criou a Arquidiocese de Palmas, nomeando dom Alberto como primeiro Arcebispo Metropolitano, onde atuou por quase 14 anos. No dia 30 de dezembro de 2009, o Papa Bento XVI nomeou dom Alberto para a Arquidiocese de Belém, onde tomou posse em 25 de março de 2010. Além de Presidente da Fundação Nazaré de Comunicação, também integra outras Atividades atuais: Vice-Presidente do Conselho Administrativo da Fundação Populorum Progressio - Organismo criado pelo Santo Padre João Paulo II para ajuda à Igreja na América Latina, Presidente do Regional Centro Oeste da CNBB e Membro da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa Senhora das Vitórias te cubra de Bênçãos