quarta-feira, 7 de março de 2012

QUARESMA

Na vida da Igreja temos Ciclo litúrgico belíssimo que nos ajuda a vivermos bem a Palavra de Deus na vida. Como poderemos vivê-la de acordo com a vontade do Senhor, manifestada na Liturgia da Igreja? Quando se responde com seriedade, com honradez humana e sobrenatural, ao apelo à conversão (libertação) que o Senhor nos dirige. Algumas sugestões poderão ajudar a nossa generosidade pessoal.
Mas no sentido próprio da palavra o que quer dizer quaresma? Quaresma, palavra que vem do latim quadragésima, é o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa.
A quaresma tem seu inicio na quarta-feira de cinzas e seu término ocorre na Sexta-feira santa, até a celebração da Missa da Ceia do Senhor Jesus Cristo com os doze apóstolos... Os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, à conversão. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem do Evangelho. Esta comparação significa um recomeço um renascimento para a vida espiritual e de crescimento pessoal, deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais. 
No que se refere à vivência da Quaresma, o Concílio Vaticano II, na Constituição sobre a Sagrada Liturgia Sacrosanctum Concilium, recomenda o seguinte: «Ponham-se em maior realce, tanto na Liturgia como na catequese litúrgica, os dois aspectos característicos do tempo quaresmal, que pretende, sobretudo através da recordação ou preparação do Batismo e pela Penitência, preparar os fiéis, que devem ouvir com mais freqüência a Palavra de Deus e dar-se à oração com mais insistência, para a celebração do mistério pascal.
A Igreja nos apresenta como dias de Jejum e Penitencia todas as sextas-feiras do ano, a não ser que coincidam com algum dia enumerado entre as solenidades; a abstinência e o jejum na quarta‑feira de Cinzas e na sexta-feira da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. (Cânone 1251).
Em qualquer dos casos, programemos diante de Deus como viveremos neste ano a melhor Quaresma de sempre, a caminho da Páscoa da libertação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa Senhora das Vitórias te cubra de Bênçãos