sexta-feira, 2 de março de 2012

Processo de Restauração da Igreja do Carmo já iniciou



No final da rua mais antiga da cidade, a Siqueira Mendes, foi construída em meados do século XVII, um dos patrimônios históricos mais importantes da cidade, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo que, pela primeira vez, passará por uma restauração completa. O projeto é coordenado pela proprietária da Igreja, a Arquidiocese de Belém, que recebeu um investimento de aproximadamente 04 milhões, patrocinados pela Vale com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet). O convênio foi assinado no dia 12 de janeiro deste ano.

A restauração se iniciou neste mês de fevereiro com o processo de seleção de empresas com competência técnica para executar as obras no tempo estipulado, o prazo estimado é de 14 meses para ser entregue. Outra fase em andamento, que dará suporte a restauração, é a prospecção, na qual partes das pinturas estão sendo raspadas até que seja encontrada a camada original da obra.De acordo com o padre Ronaldo de Souza Menezes, pároco da paróquia Santíssima Trindade, a Igreja não fechará durante as obras.  “A intenção é que a Igreja fique aberta o maior tempo possível, para que as obras possam ser acompanhadas pela comunidade. Há, inclusive, o projeto de visitas guiadas”, afirma.

O projeto de restauração foi desenvolvido pela Regional do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, que também supervisionará as obras. O projeto já existe desde 2004, quando foi apresentado ao Ministério da Cultura, mas somente em 2011 conseguiu o apoio da Vale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa Senhora das Vitórias te cubra de Bênçãos