segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A BOA COMUNICAÇÃO UMA FERRAMENTA EFICAZ (Gn 11, 1-6)



Luiz Cláudio
                  Luiz Cláudio Oliveira
“E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
E disseram uns aos outros: façamos tijolos e queimemo-los bem. E disseram ainda : edifiquemos nos uma cidade e uma torre cuja o cume toque nos céus e façamo-nos um nome para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. “E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e, agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer”.
A comunicação é muito mais do que o simples ato de falar, é um universo com poderosíssimas ferramentas que você pode usar no dia-a-dia para melhorar a qualidade do seu trabalho. Portanto Comunicar-se bem com os fieis, sobre tudo nas reuniões cristãs, e com a família no lar, deveria ser para o ministro de Deus e toda a igreja uma tarefa, isto é, uma missão agradável e gratificante, merecendo de sua parte todo o empenho.
A comunicação é um dom que Deus compartilhou com sua criatura predileta o homem. Essa dádiva já vem desde os céus, quando a Trindade Santa, se reuniram e em um só espírito; um só pensamento e um propósito dizendo: “Façamos o homem á nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1,26).
O lar é, e sempre será a melhor escola para a formação do caráter de uma pessoa. Não há duvida de que as escolas seculares e a igreja contribuem muito.  Mais no que diz respeito à comunicação o lar é, também, um verdadeiro termômetro espiritual, isto é, se nos não tivermos uma boa comunicação no lar dificilmente teremos uma boa educação em outros lugares e inclusive na igreja. Se não conseguirmos praticar a fé cristã em nossa própria casa, como poderemos comunicar às demais pessoas?  
Um dos grandes segredos para manter a boa comunicação e a paz dentro de casa é ficar calado quando a outra pessoa estiver irada. Parece até um contraste, mas não é, acredite é experiência própria. Existe um velho ditado popular que diz: “só brigam dois, quando os dois querem”. O apostolo Paulo dirigido pelo espírito Santo disse:
“Porque todos tropeçam em muita coisa, se alguém não tropeça em palavras, tal varão é perfeito e poderoso para, também, refrear todo o corpo”
Em fim, não esqueça que: “Um bom comunicador sabe a hora de falar”. Deus continua a comunicar-se com a humanidade, através da igreja, portadora e guardiã da sua revelação, confiando-a unicamente ao seu oficio, e tem a comunicação como base para todos os relacionamentos através do ensinamento de Sua Santa Palavra, viva e autêntica.
CONCLUSÃO No texto de Gn 11,1-6; usado na leitura bíblica principal nesta matéria, o povo se “uniu” de uma forma precipitada com a ambição de quererem dominar o mundo e dirigir o seu próprio destino, á parte de Deus, através da união política centralizada, poder grandes conquistas. Esse designo não passava de “o fruto do orgulho” e rebeldia contra Deus.
Deus frustrou o propósito daquele povo, multiplicando os idiomas em seus meios, de tal forma, que não podiam comunicar-se ente si ao ponto de seus projetos desabarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa Senhora das Vitórias te cubra de Bênçãos