sábado, 3 de abril de 2010

Semana Santa










No dia 29 de Março iniciou-se a Semana Santa, um período de encontro pessoal com Cristo, um tempo de contemplar a grande prova de amor de Jesus por nós.

Esta semana destaca-se pelo Tríduo Pascal (Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa, Sábado Santo ou Sábado de Aleluia, que com sua riqueza celebrativa nos propõem a ressuscitar junto com o Senhor.

Na Quinta-feira Santa celebra-se a instituição da Eucaristia e o rito do Lava-Pés. Antes de ser entregue Jesus doou-se como alimento da alma.

Na tarde da Sexta feira-Santa, Jesus se entrega ao calvário.A cruz erguida sobre o mundo segue de pé como sinal de salvação e de esperança. Com a Paixão de Jesus segundo o Evangelho de João contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que lhe transpassou o lado.

Um ponto que marca a Sexta-feira Santa é o “Sermão das Sete Palavras”, que nos relata as sete palavras de Jesus na cruz.”Pai em tuas mãos eu entrego o meu espírito”, Neste momento chega ao final a agonia da cruz, Cristo entrega-se totalmente nas mãos do Pai. Um dia, ao entregarmos também nosso espírito nas mãos do Pai, com certeza ele não nos perguntará pelas grandes obras que fizemos, mas pelas pequeninas coisas que deixamos de fazer. Voltar ao Calvário é redirecionar nossa vida. É tomar a decisão corajosa de entregar ao Pai não somente nosso espírito, mas nossas mãos, nosso coração, nossa mente e toda a nossa vida. Com certeza, ele já está de braços abertos a nossa espera. Como o pai do filho pródigo. Basta que nos lancemos neles, com total amor e confiança.

Já no Sábado Santo (ou de Aleluia) toda a igreja se reúne para festejar a ressurreição de Cristo.

Depois do anoitecer, a Vigília Pascal inicia com a Liturgia da Luz, que começa com as luzes da igreja apagadas e a reunião dos fiéis. Abençoa-se o fogo, símbolo do esplendor do Ressuscitado. Prepara-se o Círio Pascal, vela em que o celebrante marca uma cruz e as letras Alfa e Ômega, que representam Cristo, Princípio e Fim de tudo e de todos. Entre os braços da cruz está o ano em curso. O círio é usado em todo o Tempo Pascal, permanecendo na igreja, e durante todo o ano em batismos, crismas e funerais, lembrando a todos que Cristo é a luz do mundo.

O “Aleluia” é cantado também de forma muito solene, pois não se entoava desde o início da Quaresma. na Liturgia Batismal, a água da pia batismal é solenemente abençoada e pode-se haver batizados neste momentos. Depois, todos renovam os seus votos batismais e recebem a aspersão da água. A oração dos fiéis se segue e a Liturgia Eucarística continua como de costume. Esta é a primeira Missa do dia da Páscoa.

Por fim chega o Domingo da ressurreição, “Por que procurais entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui, ressuscitou!” (Lc 24, 5b-6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa Senhora das Vitórias te cubra de Bênçãos